Pesquisa personalizada

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

REDE SOCIAL ESPECIALIZADA EM CONCURSOS PÚBLICOS!!!!

Projeto excelente que há muito precisávamos.


Como sabemos as redes sociais como o Orkut são muito populares e têm milhões de membros. 

Por isso elas são genéricas. Há muitas comunidades sobre concursos. Mas ao fazer uma busca por algum assunto ou comunidade relacionados aos nossos estudos, além de coisas boas, aparece uma porção de lixo não tem nada a ver com nossos interesses.

Pensando nisso, um grupo de professores de concursos que já participavam de um blog respeitado, o e-concursos, reuniu-se e com assessoria profissional na parte de Informática criou um projeto de uma rede social especializada em concursos. Os recursos são os mesmos que existem no Orkut ou Facebook. Tem até alguns extras, como a possibilidade do membro criar um blog. Outros, como chat devem ser implantados também. Você tem um perfil, pode adicionar "amigos", tudo igualzinho ao que já está acostumado a fazer nas grandes redes sociais.

É como entrar no Orkut e encontrar só gente envolvida com o universo dos concursos, candidatos, estudantes, professores de cursinhos, autores de literatura preparatória, etc - E as comunidades, listas, grupos, blogs, TUDO fosse sobre assuntos do interesse dos concurseiros. É xou!

A rede é recente e está ainda em fase de implantação de alguns recursos, mas é legal entrar desde já e convidar o maior número de colegas também para ajudar a iniciativa desses professores que só merece o nosso apoio, pois vai contribuir principalmente para nos beneficiar.

Há grupos sobre várias matérias todos gerenciados por professores. Mas vc. pode criar o seu, claro. Vamos dar uma força para eles e ajudar a construir a maior rede social focada em concursos do nosso país.

O link para registro é

Tem um detalhe que pode confundir na hora. Ao fazer o registro é OBRIGATÓRIO que você selecione uma foto ou imagem para aparecer no seu perfil. Se não o sistema rejeita. BOM ESTUDO!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Justiça suspende contrato da organizadora da prova dos Correios

Empresa escolhida foi a Fundação Cesgranrio.
Correios disseram que irão recorrer e querem continuar a seleção.



A 5ª Vara da Justiça Federal de Brasília determinou a suspensão do processo de contratação da organizadora que aplicará as provas do concurso para 6.565 vagas nos Correios. A prova objetiva estava prevista para ser aplicada no dia 28 de novembro. A empresa escolhida para organizar a realização dos exames é a Fundação Cesgranrio, com sede no Rio de Janeiro. 
Esse é o concurso que recebeu o maior número de inscritos até o momento neste ano no país, com 1.064.209 de candidatos, superando até mesmo o do IBGE para 192 mil vagas de recenseador, que teve 1.051.582 inscrições. Os Correios afirmaram que irão recorrer da decisão e que farão de tudo para manter o cronograma do concurso.
De acordo com o cronograma, a divulgação dos gabaritos será no dia 29 de novembro, o recebimento dos recursos do dia 30 de novembro a 2 de dezembro, a resposta aos recursos até 13 de dezembro e a publicação do resultado no "Diário Oficial da União" até o dia 31 de dezembro.
O concurso teve o edital publicado em dezembro de 2009. Os salários vão de R$ 706,48 a R$ 3.108,37 (veja ao fim da reportagem os cargos e salários).

De acordo com nota divulgada no site dos Correios na noite de segunda-feira (18), os Correios foram “notificados da decisão liminar proferida pelo juiz federal substituto Paulo Ricardo de Souza Cruz, da 5ª Vara da Justiça Federal de Brasília” sobre a sustação do processo de contratação de empresa para aplicar as provas do concurso. A nota não esclarece o motivo da decisão da suspensão nem o autor da ação.

Os Correios afirmaram, na nota, que já estão tomando todas as providências cabíveis com o objetivo de garantir a continuidade do processo. Com isso, ele mantêm a previsão de realizar as provas do concurso conforme cronograma anteriormente divulgado, ou seja, no dia 28 de novembro.

A Fundação Cesgranrio informou que não recebeu nenhum comunicado oficial sobre a decisão. A organizadora não disse em que etapa se encontra o processo de seleção.

Mudanças nas datas e demora na escolha da banca
A prova estava inicialmente marcada para o dia 19 de setembro e teve a data mudada, segundo os Correios, por problemas de segurança e logística. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa pública, David José de Matos, no dia 5 de agosto. Entre as justificativas estavam melhorias na segurança na aplicação das provas.

Matos anunciou ainda que, como as contratações só poderiam ser feitas em 2011 por causa da eleição, seriam contratados 4 mil funcionários provisórios no final do ano.

Um dos problemas detectados pela direção dos Correios foi a duplicidade de inscrições no concurso. Segundo o presidente dos Correios, havia candidatos que fizeram sete inscrições para diferentes cargos.

A definição da organizadora demorou cinco meses, já que os Correios iniciaram o processo de seleção da empresa após o término das inscrições, em 19 de fevereiro. A data do dia 19 de setembro havia sido definida no dia 23 de julho.
No começo de julho, a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) chegou a enviar carta aos Correios solicitando esclarecimentos sobre a data de aplicação das provas e qual seria a organizadora do concurso.
O processo de escolha da organizadora começou em 20 de maio, após o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizar os Correios a realizar a contratação direta da empresa que realizará a seleção.
A autorização do pedido, feita pelo ministro das Comunicações, José Artur Filardi Leite, foi publicada no dia 1º de junho no "Diário Oficial da União", na página 126 da seção 1. O documento registra a autorização "da contratação direta de entidade detentora de notória especialização e inquestionáveis capacidade e experiência na matéria".
De acordo com o então diretor de gestão de pessoas da empresa pública, Pedro Magalhães Bifano, a FGV venceu a escolha da primeira vez, entre outras seis organizadoras, porque apresentou o melhor preço. Entretanto, na hora de apresentação dos documentos, a fundação não tinha um dos requisitos (o atestado de realização de concurso em nível nacional).
Foram os próprios Correios que realizaram as inscrições e optaram por contratar organizadora somente após terem o número fechado de inscritos. O motivo alegado foi a redução de custos. A empresa disse que, com o número total de candidatos, a organizadora não correria o risco de fixar para cima o preço cobrado para realizar a seleção.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SE NÃO OU SENÃO

Como já havia postado antes, às vezes, nos complicamos nas coisas mais simples e, eu sempre me "enrolei" no uso dessas expressões. Ai vão algumas dicas para não mais errarmos.

Se não der para você vir, não tem problema.

Caso não dê para você vir, não tem problema.

As duas orações acima não têm o mesmo sentido?
Agora, observe:

O que é isso, senão uma briga?

O que é isso, caso não uma briga?

A substituição feita acima de “senão” por “caso não” foi insatisfatória, pois não ficou coerente, não tem sentido!
Logo, percebemos que “se não” e “senão” NÃO possuem o mesmo significado, uma vez que não podem ser substituídos pela mesma expressão.

Use “se não” (união da conjunção se + advérbio não) quando puder trocar por “caso não”, “quando não” ou quando a conjunção “se” for integrante e estiver introduzindo uma oração objetiva direta: Perguntei a ela se não queria dormir em minha casa.

Use “senão” quando puder substituir por “do contrário”, “de outro modo”, “caso contrário”, “porém”, “a não ser”, “mas sim”, “mas também”.

Veja alguns exemplos:
a) Você tem de comer toda a comida do prato, senão é desperdício. (de outro modo)

b) Se o clima estiver bom você vai, senão não vai. (do contrário)

c) Não lhe resta outra coisa senão pedir perdão. (a não ser)

d) Se não fosse o trânsito, não tinha me atrasado. (caso não)

e) Não fui eu se não der certo. (caso não)

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola