Pesquisa personalizada

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

01. IDENTIFIQUE O ITEM EM QUE A PONTUAÇÃO ESTÁ CORRETA




a)Sobre a sociedade, acima das classes, o aparelhamento político – uma camada social, comunitária embora nem sempre articulada – impera, rege e governa, em nome próprio, num círculo impermeável de comando. Esta camada, que não representa a nação, quando forçada pela lei do tempo, renova-se e substitui velhos por moços, inaptos por aptos, num processo que cunha e nobilita os recém-vindos, imprimindo-lhes os seus valores.



b)Sobre a sociedade acima das classes, o aparelhamento político – uma camada social, comunitária embora nem sempre articulada; impera, rege e governa, em nome próprio, num círculo impermeável de comando. Esta camada, que não representa a nação, quando forçada pela lei do tempo, renova-se e substitui velhos por moços, inaptos por aptos, num processo que cunha, e nobilita os recém-vindos, imprimindo-lhes os seus valores.



c)Sobre a sociedade, acima das classes, o aparelhamento político: uma camada social, comunitária embora nem sempre articulada – impera, rege e governa, em nome próprio, num círculo impermeável, de comando. Esta camada, que não representa a nação, quando forçada pela lei do tempo, renova-se e, substgitui velhos por moços, inaptos por aptos, num processo que cunha e nobilita os recém-vindos, imprimindo-lhes, os seus valores.





d)Sobre a sociedade acima das classes, o aparelhamento político; uma camada social, comunitária embora nem sempre articulada; impera, rege e governa em nome próprio, num círculo impermeável, de comando. Esta camada, que não representa a nação, quando forçada pela lei do tempo, renova-se e substitui, velhos, por moços, inaptos por aptos num processo que cunha e nobilita, os recém-vindos, imprimindo-lhes os seus valores.



e)Sobre a sociedade acima das classes o aparelhamento político. Uma camada social, comunitária embora nem sempre articulada – impera rege e governa, em nome próprio, num círculo impermeável de comando. Esta camada, que não representa, a nação quando forçada pela lei do tempo renova-se e substitui velhos por moços, inaptos por aptos, num processo que cunha, e nobilita os recém-vindos, imprimindo-lhes os seus valores. [ Raymundo Faoro – Os Donos do Poder ]







02. Assinale a frase em que a pontuação está incorreta.



a)E ficou de olhos abertos, concentrado esperando, que o dia nascesse e seus mortos, partissem.

b)Tomado de surpresa, fico imóvel, e somos como um feliz, ainda que insólito, casal de namorados.

c)O escuro da garagem reteve-as por alguns momentos, até que a vencedora emergiu, vagarosa, arquejante.

d)É bom que um homem, vez por outra, deixe o litoral misterioso e grande, querendo contemplar uma lagoa.

e)Pegou o telefone, deu instruções à companhia, acrescentando com meio desprezo: o que tem mais aqui é livro.





03.Assinale a frase em que faltam vírgulas.



a)Quem sabe se os dois tinham uma receita de felicidade?

b) Seria inútil explicar-lhe que um celeiro de brejo não tem preço.

c)Boa distração a gente sonhar construir castelos arquitetar episódios romanescos.

d)As pessoas distantes atingiram essa altura desolada em que papel e tinta nada significam.

e) A lembrança dele é grata aos que conheceram os últimos dias de glória dos teatros do interior.



04. Leia o texto com a finalidade de pontuá-lo corretamente.



“Diz a sabedoria popular chinesa (1) que toda marcha (2) por mais longa (3) e importante que seja (4) começa (5) com o primeiro passo. Dar (6) esse primeiro passo (7) às vezes (8) exige (9) grande determinação (10) esforço monumental e ( 11) muita coragem . Principalmente se o passo (12) for em direção (13) a um caminho desconhecido (14) com o qual ( 15) não estamos acostumados a lidar por conta dos vícios adquiridos.”

( Revista Veja )



Os números que devem ser substituídos por vírgulas são



a)2 – 4 – 7 – 8 – 10 – 14 d) 1 – 2 - 3 – 4 – 7 – 10 - 12

b)1 – 4 – 5 – 9 – 11 – 14 e) 2 – 3 – 4 – 7 – 9 – 13 - 15

c)3 – 5 – 6 – 8 – 10 – 12









GABARITO: 01. A 02. A 03. C 04. A