Pesquisa personalizada

sexta-feira, 1 de abril de 2011

10 maneiras de se tornar mais inteligente!


Essa é uma tradução (livre) de um artigo do blog gringo Pickthebrain (aliás ótimo blog). Achei interessante e gostaria de compartilhar com vocês:

Essa lista é para aqueles que procuram por atividades que o tornem mais esperto, que aumentem sua produtividade. Na verdade algumas dessas atividades você com certeza deve ter praticado, mas outras te surpreenderão.
Aprenda uma nova lingua
Aprender uma nova lingua é um processo bastante complexo, que na maioria das vezes acontece em bebês e crianças pequenas quando os nossos cérebros ainda estão se desenvolvendo. Uma maneira de criar novamente uma evolução semelhante no nosso cérebro é tentar aprender um novo idioma quando somos adultos. Fazer isso nos dará uma tarefa complicada, que vai treinar as nossas mentes de novas formas, ao mesmo tempo, reforçando a nossa própria compreensão da nossa língua nativa. No essencial, aguça o nosso cérebro e nos ajuda a suportar os problemas de memória à medida que envelhecemos.
Crie uma lista de leitura
Listas de leitura nos dão uma forma de atingir o nosso aprendizado,  nos ajudando a se concentrar sobre os tipos de informações que nós consumimos. Podemos criar listas de leitura por área temática, por região ou cultura, ou ainda por período de tempo na história humana. Qualquer tipo de leitura focada nos permitirá aprofundar os conceitos e nos ajudará a ter uma compreensão muito melhor, o que melhora o nosso foco cérebral em tarefas complexas.
Aprecie Cultura
Outra maneira de tornar-se inteligente é o de ampliar sua compreensão de cultura. Assista a filmes, visite galerias de arte, ouça músicas, entenda a sua própria cultura ou de outros povos. Esse tipo de apreço pela cultura vai expandir sua mente de forma que você não costuma fazer, provavelmente, em seu trabalho. Compreender a arte ajuda a compreender como e por que a sociedade às vezes age de uma certa maneira. Além disso, você vai ser capaz de ter grandes conversas em festas.
Durma o suficiente
Alguma vez você já tentou dirigir quando teve uma má noite de sono? Assustador, não? Bem, pense em como não dormir o suficiente também pode afetar a atividade da sua mente. Dormir à noite dá as células do nosso cérebro tempo para descansar para que possam recarregar baterias. Pesquisas mostram que o sono vai realmente aumentar a capacidade do seu cérebro para funcionar, tornando você mais inteligente e capaz de processar novos conceitos.
Beba e coma coisas saudáveis
Comer alimentos saudáveis dá ao seu corpo os nutrientes que  você necessita para manter seu cérebro em forma. Além disso, certos tipos de nutrientes podem realmente aumentar a capacidade dos neurônios para funcionar mais rapidamente e mais eficientemente. Por exemplo, pesquisas relatam que  alimentos ricos em magnésio, podem prevenir enxaquecas e alimentos ricos em vitamina B12 podem prevenir a perda da função cerebral em idosos.
Envolva-se em Redes Sociais
Quando você trabalha para fazer conexões sociais, seja online ou na vida real, você treina a capacidade do seu cérebro para entender a teia de conexões entre diferentes pessoas e de onde eles vêm. Além disso, vai ajudá-lo a desenvolver sua capacidade de manter rostos das pessoas com seus nomes e lembrar quem eles são. De fato, estudos recentes sobre os prisioneiros mantidos em confinamento solitário mostram que a atividade cerebral desacelerou de forma tão dramática como a atividade do cérebro de alguém com traumatismo craniano grave!
Jogue vídeo game
Vários estudos científicos recentes têm mostrado que jogar  algum tipo de videogame pode ajudá-lo a se tornar mais inteligente, porque os vídeo games muitas vezes treinam sua coordenação olho-mão, ao mesmo tempo, forçando-o a usar sua capacidade de tomada de decisão crítica. Pesquisadores do Reino Unido descobriram que crianças que jogaram video game diáriariamte durante 10 semanas melhoraram suas pontuações de matemática.
Procure Conteúdo Educacional  Online
A internet pode ser uma grande fonte de distração, mas também tem uma quantidade de recursos educacionais maravilhoso para você escolher. Muitas vezes, muitas universidades disponibilizam vídeos de palestras de seus cursos e palestrantes convidados. Há também muitos sites que permitem que você tome aulas gratuitas, como o programa do MIT OpenCourseWare. Esses recursos podem ajudá-lo a completar seu conhecimento sobre determinados temas, sejam eles relacionados à sua carreira ou seus hobbies pessoais.
Assista Televisão
Claro, eu não quero dizer que você deve assistir reality shows  malucos. Não, em vez disso, você deve assistir canais educativos, tais como o Discovery Channel ou o History Channel, uma vez que estes freqüentemente apresentam documentários em profundidade sobre todos os tipos de assuntos interessantes. Você também pode assistir dramas intensos e complexos ou outros espectáculos de ficção, as linhas de enredo complicado ou muitas vezes as relações entre os personagens vão forçá-lo a exercitar o cérebro para que você acompanhe todo o drama. Segundo o autor Steven Johnson, vários programas de televisão podem aumentar a “acuidade mental” dos telespectadores .
Resolva quebra-cabeças
Finalmente, não subestime a importância de quebra-cabeças e outros enigmas, como palavras cruzadas e puzzles de números. Enquanto alguns zombam desse tipos de exercício, eles realmente podem te ajudar, especialmente se você está procurando uma maneira de passar o tempo em um avião. É melhor treinar o seu cérebro do que se sentar no banco e assistir a mais recente comédia romântica. A Clínica Mayo diz que estes enigmas o ajudarão a manter seu cérebro para passar a velhice.